segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CHORUS

Choro por muitos amores. Quase sempre por amores que seriam casais. Não casuais: casais mesmo. E comigo. Não por amores de amigos, pois os que vibro se dá a contar nos dedos de somente uma das mãos. E estes não me fazem vir a choro, a não ser quando uma canção é por demais bela e lastimosa ou quando um deles morre.
Choro porque me faz bem. Me sinto um completo homem, dono de todas as suas possibilidades, inclusive chorar; e ainda me ajuda e muito a descongestionar a minha crônica sinusite, me lava os olhos como nenhum colírio indicado para glaucoma me lavaria ou lavará.
Choro por muitas coisas e em várias circunstâncias. Chôro faz bem, lava além das retinas, a alma; chôro faz vir à tona a tônica, sair dos bolsos os lenços, feitos para saudações: de adeuses mas também de benvindos acenos. Choro porque é bom, é bem, e não há nada em nenhum mundo que se desacorde da lágrima – suor do olho – quando é sincera e potente e desce pela face numa beleza que só quem sente o contato da água com a pele é que sabe o que é realmente belo. Eu sou belo por saber chorar quando devo, quando sou credor, quando me impulsiona qualquer coisa parecida com o amor.
Choro em coros e minhas terças e quintas vozes, todas sofrem e riem juntas, choro porque é do ser humano amar e chorar.
Choro porque imploro emoções, só posso viver se vários tons de sons e pessoas e ritmos e estímulos múltiplos e gurus e discípulos me fizerem constantemente renovar meu ato público de chorar sem ter o porquê e, é claro, sem exatamente nada ter o que explicar.
Choro, nem sei nem devo saber porque, o por qual ou aquele ou aquela, ou se era animal ou gente, ou será, espírito ou mineral de pedra; nem nunca soube porque choro assim à toa e às vezes de propósito lógico, pois é a hora que faz o homem. E a mulher e os idosos e os meninos: quando toca o sino é aurora ou arrebol.

[ando chorando cada vez menos. mesmo parado, ando preocupado com essa estranheza. talvez por isso venha engordando: retendo água no organismo, talvez uma secreta estratégia de suicídio por afogamento.]


marco/22.10.2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário