sábado, 19 de setembro de 2009

PRÓDIGO

é bom me receber, de novo ao lar, naquele endereço em que entregavam flores e nem só cobranças; de novo ao domicílio de onde fui para perscrutar outros domínios, charfundar lendas e lodos; é bom me ver chegar em casa: para o mesmo corpo um pouco mais envelhecido, para este corpo que ainda tem desejos, parar neste corpo disposto como pasto, ágape na mesma mesa, sorrateiro repouso do guerreiro. é bom te ver, me ver de novo, bem vindo eu a este susto e novo fôlego.
saí de mim sem saber se somente ia ou se iria retornar. saí de repente ou aos poucos fui saindo, nem sei bem, nem bem ou mal se realmente me voltei. acho que sim, acho por esse caminho das pedras muitos sins, vários nãos, tantos tontos talvezes. chego com sede e fome, cansaço e carência, vestígios de ilusões e sonhos que não eram meus mas dos meus devaneios. chego como nego chega: sem alarde e sem surpresa. mas preciso festa, necessito samba e bebidas, batuque e sorrisos, quero verter o que não era eu no que eu sempre fui, ou achava que era, ou pensava que sou: assim um encadear de palavras e versos e cantos de amor e de trabalho um pouco confusos. liberdade é me voltar a mim sem cair em si. já que não saí de férias, não saí da raia, não saí à francesa, não saí sem nada. quando vi, estava perdido numa situação precária, numa solidão ordinária, numa péssima cilada.
estou de volta ao meu antigo leito, feito peão estropiado, feito rio renovado. vim de manso e vim correndo, vim berrando e vim calado. pela calada da noite, pelo dia escancarado. estou aqui para retomar meu pulso, meu direito, meu canhoto, meu futuro e antepassado. estou em mim novamente, me fiando na vida, afiando o arado.

marco/18.09.2009

Um comentário:

  1. Que bom que retornaste.De volta à caça,cão farejador,cheirando tapetes e cantos empoeirados,ascultando o coração da cidade.Teu sangue renovado percorre os becos,as vielas ouvem teus passos onde bêbados,mendigos e putas fazem o carnaval.Tuas mãos percorrem sensualmente a pele das coisas abandonadas,reconhecem objetos antigos que mofavam à espera.Delimita mais uma vez teu território sagrado com lágrima,suor,esperma.Afia as unhas que a briga é boa,empertiga o corpo,bicho que és.Que bom que te pertences de novo.

    ResponderExcluir